Vitamina D 4000 UI por dose em azeite de oliva extra virgem
Tomar 3 gotas ao dia
O ideal é realizar a dosagem de vitamina D antes de toma-la, que deve estar por volta de 45 ng/ml
Melhora a fertilidade em geral, melhora a fertilidade em Endometriose e SOP e diminui taxa de abortos
Taxa de Abortos
Diminui resposta imune em células endometriais (um excesso de resposta é uma das causas de aborto) e modula a HOXA 10 – ptn envolvida no mecanismo da implantação do embrião.
SOP
Mulheres com SOP tem menores concentrações de vitamina D. Quanto menor a concentração de vitamina D, mais alterados estão os parâmetros de insulina de jejum, homa ir, colesterol total, LDL – c e proteína C reativa. A vitamina D melhora a resistência a insulina, diminui glicose de jejum e homa – ir
Regulariza o ciclo menstrual. Modula o hormônio anti-mulleriano. Na SOP, onde o anti-mulleriano está aumentado, a vitamina D diminui, e em mulheres que não tem SOP ele aumenta o anti-mulleriano. A vitamina D está associada a maior taxa de gravidez, ao aumento da espessura endometrial, na melhora qualidade embriões, e aumento da taxa implantação. Mas é importante salientar que excesso de vitamina D pode ser prejudicial.
Endometriose
Mulheres com endometriose costumam ter níveis mais baixos de vitamina D. A vitamina D tem um papel na regulação de genes específicos na endometriose.
A vitamina D também é imunomoduladora e isso se reflete no endométrio, diminuindo a resposta imune em células endometriais. Um excesso de resposta imune no endométrio pode ser um dos causadores do aborto ou causa uma dificuldade de implantação do embrião.
Mulheres com mais de 35 Anos
Mulheres com falência ovariana, tem a vitamina D diminuída. A vitamina D melhora o hormônio anti mulleriano, FSH, LH e estradiol.
Precauções
Cuidado, super dosagens de vitamina D pode calcificar tecidos moles, inclusive prejudicando o feto
Avaliações
Não há avaliações ainda.