N – Acetil-Cisteína —- 600mg
30 cápsulas gastroresistentes
Mulheres
Síndrome do Ovário Policístico
Endometriose
Homens
Age no estresse oxidativo do espermatozóide
A N – acetil – cisteína tem sido amplamente estudada para infertilidade masculina e feminina sem causa aparente, por decorrência da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) ou por decorrência de endometriose. A cisteína é precursora da glutationa, um dos principais antioxidantes naturais para fertilidade masculina e feminina. Além disso, a cisteína é importante para a formação de colágeno e queratina, que mantém a hidratação, o brilho e a elasticidade da pele e dos cabelos.
Endometriose
Na endometriose a mulher produz menos glutationa e há uma tendência a envelhecimento ovariano mais precoce. Na revisão bibliográfica (Targeting Oxidative Stress Involved in Endometriosis and Its Pain), após 3 meses de tratamento, os indivíduos que foram tratados com NAC (1,8 g/dia) experimentaram uma redução no diâmetro médio do cisto em comparação com os participantes do grupo não tratado que ao contrário, experimentaram um aumento significativo no diâmetro médio do cisto. Isso pode ser atribuído à capacidade do NAC de suprimir a proliferação celular aberrante e a ativação excessiva de genes relacionados à inflamação. Outro estudo de Pittaluga et al., determinou que o NAC pode alterar o comportamento celular, mudando as células de um estado proliferativo para um estado de diferenciação que, em última análise, diminui a invasão celular e a inflamação do tecido, resultando em massas de endometrioma reduzidas. Devido ao perfil de segurança do NAC, o estudo sugere que é uma opção viável para o tratamento da endometriose progressiva e debilitante, especialmente em pacientes que pretendem engravidar.
SOP
Na SOP também há um estresse oxidativo aumentado. Na revisão bibliográfica (N-acetyl-cysteine as adjuvant therapy in female infertility: a systematic review and meta-analysis), chegou a conclusão que a N-Acetil-Cisteína pode ser um adjuvante eficaz na infertilidade feminina inexplicada e relacionada à SOP. O efeito pode ser mais profundo em mulheres com alto IMC, resistência à insulina e estresse oxidativo. 15 estudos entraram nessa pesquisa e alguns estudos utilizaram doses que variavam entre 1200 e 1800 mg/dia. Quando comparado ao placebo, quem usou N-Acetil-Cisteína aumentou a taxa de gestação em 114% e taxa de ovulação em 265%.
Avaliações
Não há avaliações ainda.