Acupuntura no Tratamento da Infertilidade
Veja como a acupuntura ajudou nos endometriomas de uma jovem mulher que buscava engravidar e na qualidade do esperma do marido.
Vou colocar aqui um trabalho científico publicado no ” Macedonian Journal of Medical Sciences”, que na verdade é um relato de caso. O nome do trabalho é “Acupuncture Treatment for Fertility” dos autores Jihe Zhu,1 Blagica Arsovska,1,2 and Kristina Kozovska, e pode ser encontrado através desse link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6182526/#
“Apresentamos o caso de um casal jovem, um homem e uma mulher de 28 anos, que não conseguiram engravidar após um ano de tentativas. Ambos foram tratados com acupuntura em uma clínica de Medicina Tradicional Chinesa e acupuntura em Skopje, Macedônia. Os tratamentos duraram de 35 a 40 minutos em ambos os lados do corpo. Os tratamentos foram realizados em ambiente fechado, em temperatura ambiente, uma vez por semana.
O paciente do sexo masculino apresentou pressão arterial, glicemia e apetite normais. Antes de iniciar os tratamentos, o paciente tomava vitamina E e comprimidos de Tribestan para melhorar a fertilidade e estimular a excreção de testosterona. O tratamento de acupuntura foi feito para melhorar a qualidade do esperma.
A paciente do sexo feminino foi diagnosticada com endometriose em ambos os ovários. Nos exames feitos antes do tratamento foram visíveis cistos de “chocolate” em ambos os ovários. Desde o diagnóstico, a paciente estava em uso de terapia hormonal (há um ano e um mês). Antes de iniciar o tratamento com acupuntura a terapia hormonal foi interrompida. O ciclo menstrual é regular, porém muito doloroso. A paciente também sofria de acne hormonal no rosto.
O paciente masculino fez 4 sessões para melhorar a qualidade do esperma. A paciente do sexo feminino tinha cistos ovarianos que desapareceram após 7 sessões e conseguiu engravidar.
Aqui são as imagens dos cistos ovarianos endometrióticos antes das sessões de acupuntura:
E essa é uma imagem de ultrassom feita após o tratamento mostrando que os cistos desapareceram de ambos os ovários:
É um resultado impressionante!
A Medicina Chinesa
Pela teoria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a infertilidade ocorre devido à perturbação do equilíbrio vital e bloqueios na energia Qi e no fluxo da circulação sanguínea. Quando o livre fluxo de energia é bloqueado, pode causar deficiência, estagnação ou síndrome do calor.
A síndrome de deficiência bloqueia e perturba a função sexual e reprodutiva tanto em homens como em mulheres.
A síndrome de estagnação desativa o fluxo livre de energia e sangue e restringe sua circulação para os tecidos dos órgãos reprodutivos.
A síndrome do calor está ligada a processos inflamatórios que afetam a qualidade do sêmen e infecções ginecológicas.
Todas as três síndromes podem ser tratadas com a Medicina Tradicional Chinesa, concretamente com acupuntura e ervas. Quando se sabe qual síndrome tratar e o problema é resolvido, o corpo volta à saúde e a concepção pode acontecer naturalmente. A MTC vê cada paciente como único e o tratamento é feito de acordo com sua condição e constituição atual. Com uma história tão longa de mais de 5.000 anos, a MTC é altamente eficaz e sem efeitos colaterais. A acupuntura como parte da MTC no tratamento para a infertilidade é usada há muito tempo. Com a inserção de minúsculas agulhas estéreis em pontos de acupuntura localizados em pontos específicos do corpo, a forma como as funções do corpo podem ser reguladas e o problema que afeta a fertilidade pode ser resolvido. O tratamento com acupuntura pode equilibrar os hormônios, fortalecer o sistema imunológico, regular a energia e o fluxo sanguíneo, remover a estase e fleuma e estimular o sistema nervoso. Com uma combinação de acupuntura e ervas, é possível melhorar a função ovariana e folicular e aumentar o fluxo sanguíneo para o endométrio.
Pontos Utilizados:
Os pontos de acupuntura que foram utilizados no tratamento em ambos os pacientes são:
HN1 (SiShenCong),
IG4 (HeGu),
E36 (ZuSanLi),
VB34 (YangLingQuan),
BP9 (YinLingQuan),
BP6 (SanYinJiao),
F3 (TaiChong),
VC12 (ZhongWan ),
VC6 (QiHai),
VC4 (GuanYuan),
VC2 (QuGu),
E29 (GuiLai),
E25 (TianShu),
VB20 (FengChi),
VG14 (DaZhui),
B18 (GanShu),
B19 (DanShu),
B20 (PiShu). ),
B21 (WeiShu),
B25 (DaChangShu) e
B32 (CiLiao).
Os pontos utilizados no tratamento foram escolhidos com o objetivo de ajudar os pacientes a melhorar o fluxo de energia para os órgãos reprodutivos, aquecer o Sangue para melhor circulação e remover os bloqueios que causam estagnação no fluxo.
Os cistos ovarianos podem ocorrer devido à estagnação do Qi do Fígado, causada pela umidade excessiva. A umidade excessiva é causada pela estase de sangue e fluidos acumulados no abdômen, que lentamente se transformam em fleuma. O acúmulo de fleuma e fluidos na parte inferior do corpo é um problema do Yang do Rim, ou seja, uma falha do Rim em enviar a água para cima. Quando a água permanece na parte inferior do corpo, ela se transforma em fleuma. Portanto, o Rim não consegue sustentar o Fígado. A principal função dos meridianos do Fígado e do Rim é remover as toxinas do corpo. Se esta função estiver enfraquecida, o sistema imunológico pode ser perturbado e reações imunológicas anormais podem ser desencadeadas pelo crescimento de tecido anormal nos órgãos reprodutivos femininos. Na MTC, se não houver circulação sanguínea boa e livre no corpo, pode ocorrer estagnação do sangue e levar a doenças
Quando os cistos se formam devido ao acúmulo de água e líquidos, os três principais métodos de tratamento são: (1) aquecer o Rim com o objetivo de evitar maior acúmulo; (2) resolver as massas de fleuma e (3) restaurar a circulação sanguínea normal na área afetada [5].
Na MTC, a infertilidade em pacientes do sexo masculino também é um problema de estagnação do Qi do Fígado, deficiência do rim e acúmulo de umidade e calor na parte inferior do abdômen. Portanto, o protocolo de tratamento é o mesmo em ambos os pacientes. O tratamento em ambos os pacientes visa remover as toxinas do fígado, dissolver as estagnações do sangue no fígado, nutrir o Qi do Rim, revigorar o Sangue, diminuir o estresse e estimular todo o corpo a funcionar melhor.
Concluindo, a acupuntura como tratamento para a infertilidade apresenta ótimos resultados tanto em homens quanto em mulheres. A acupuntura pode ser considerada um tratamento bem-sucedido na restauração da fertilidade dos pacientes, melhorando a qualidade do esperma e a função dos ovários e equilibrando o sistema endócrino e os hormônios.
CONCLUSÃO:
A acupuntura como tratamento para a infertilidade apresenta ótimos resultados tanto em homens quanto em mulheres. A acupuntura pode ser considerada um tratamento bem-sucedido na restauração da fertilidade dos pacientes, melhorando a qualidade do esperma e a função dos ovários e equilibrando o sistema endócrino e os hormônios.”
Deseja marcar uma consulta? Clique aqui para saber mais
imagem Acupuntura no Tratamento da Infertilidade
Imagem de Freepik
Acupuntura no Tratamento da Infertilidade Acupuntura no Tratamento da Infertilidade Acupuntura no Tratamento da Infertilidade Acupuntura no Tratamento da Infertilidade