O que é Hiperemese Gravídica

Hiperemese gravídica é uma condição onde a gestante tem enjoos tão fortes, a ponto de interferir na rotina dessa mulher. Ela não consegue trabalhar, estudar, cuidar da casa, não consegue fazer nada. Muitas vezes esse quadro requer inclusive internação.

Claro que os enjoos normais da gestação já impedem muitas atividades, mas na hiperemese gravídica a intensidade é muito maior. A mulher perde no mínimo 5% de peso corporal porque não consegue ingerir alimentos. Consequentemente, ela não ingere todos os nutrientes necessários para uma gestação saudável. Por vomitar demais, os quadros de desidratação são muito comuns. Muitas vezes a própria água pode causar o enjoo nessa gestante, o que dificulta a hidratação. Os sintomas podem diminuir ou persistir até a hora do parto, mas não costumam durar mais que 3 meses. O tratamento é médico, e muitas vezes por via intra venosa.

O diagnóstico é clínico e pela aferição de cetona urinária, eletrólitos séricos e função renal. Porém é necessário descartar outras causas das náuseas e vômitos. Ela pode ser em decorrência de doenças gastro intestinais como gastro enterite, doença biliar, úlcera, hepatite, entre outras, problemas gênito urinário que podem gerar mais náuseas ou vômito, medicamentos que podem gerar náuseas e vômitos, alteração de tireoide, em especial hipertireoidismo ou pré eclampsia.

Quais os motivos de uma pessoa ter hiperemese gravídica?

 Isso ocorre principalmente por causa do aumento do hormônio HCG ( o pico desse hormônio e o pico das náuseas e vômitos coincidem), e de outros hormônios como a progesterona, estrógeno e hormônios da tireoide (é muito hormônio aumentando de uma vez!). Os estudos também revelam que as náuseas e vômitos são mais frequentes nas mulheres que tem condições que aumentam ainda mais o HCG quando estão grávidas, como gestações múltiplas, síndrome de down ou gravidez molar. Mas calma, não é porque você está enjoando muito que o seu bebê tem alguma dessas condições citadas.

Outros motivos para a hiperemese gravídica podem ser devido a presença da bactéria helicobacter pylori ( se a mulher tem mais H. pylori ela tem mais náuseas e vômitos), por questões genéticas e também por causa do GDF15, que é o fator de crescimento e diferenciação.  Ele foi recentemente estudado e tem sido considerado como um dos principais fatores para náuseas e vômitos, além das questões hormonais. Mas pelo motivo dos estudos serem muito novos, ainda não há nenhuma medicação que tenha uma ação diretamente nele.

Como funciona o GDF15?

 O GDF 15 é produzido pela placenta, cai na circulação sanguínea e chega até o cérebro. No cérebro ele se liga no receptor e sinaliza para a perda de apetite e para aversão do paladar. Quando há muita ativação do GDF 15 teremos muitas náuseas e vômitos. E quanto mais náuseas e vômitos, a gestante tem uma maior privação de nutrientes, tende a fazer mais tempo de jejum e esses dois fatores aumentam ainda mais o GDF 15. Percebe o ciclo vicioso que se forma?

 

O que fazer para aliviar esses sintomas?

 Náuseas e Vômitos Leves: fazer refeições pequenas e mais frequentes, ou seja, além de tomar café da manhã, almoçar e jantar (moderadamente) a gestante deve adicionar pequenos lanches ao longo do dia. Dar preferência a refeições com bastante proteína e carboidrato e evitar excesso de gordura (que dificulta o esvaziamento gástrico e provoca náuseas), evitar excesso de condimentos, consumir água de coco ou qualquer outro líquido com eletrólitos para não desidratar (devido aos vômitos) entre as refeições o que também evita de ficar muito tempo de estômago vazio. Bebidas cítricas e geladas costumam amenizar bastante essas náuseas, portanto água com gás, limão espremido e bastante gelo pode ser a salvação de algumas gestantes. Também preparamos 3 receitinhas ótimas para amenizar enjoos. Clique para saber mais. E não esqueça, descanso adequado é essencial

3 Receitas Ótimas para Enjoos de Gravidez

 

E se essas mudanças não forem suficientes?

 Você pode recorrer a suplementação de gengibre e/ou vitamina B6. Ambos são seguros durante a gestação. A maior parte dos estudos preconiza a dosagem de 1000mg de gengibre ao dia fracionado ao longo do dia. Já a vitamina B6 a dosagem preconizada nos trabalhos científicos é de até 25 mg a cada 8 horas.  Em nossa loja virtual temos a opção de gengibre e vitamina B6 em cápsula. Clique para visualizar.  Utilizar por até 21 dias.

 

https://aknamaya.com.br/produto/vitamina-b6-gengibre-para-enjoos-de-gestante-60-capsulas/


Outra opção é fazer uma decocção com o gengibre, ou seja, ferver pedaços de gengibre em água. Se a gestante não conseguir ingerir a decocção ainda quente, pode aguardar esfriar e colocar gelo. Você ainda pode misturar com água de coco.

Lembre – se, se você estiver enfrentando muitas náuseas e vômitos converse com o seu médico.

Crédito Imagem
Imagem de Freepik

O que você achou sobre este post?

Gostou?

Então comente o que você gostou.

Não gostou?

Não tem problema, nós também queremos saber o que você não gostou para podermos melhorar!


Deixe seu comentário, é muito importante para nós!

Agradecemos a colaboração!

Deixe um comentário