As “esquisitices” ou alterações físicas e emocionais durante a gravidez são comuns e variam de mulher para mulher. Algumas dessas alterações incluem:
- Náuseas e vômitos: As náuseas e vômitos são comuns nas primeiras semanas de gravidez, mas algumas mulheres podem experimentar esses sintomas durante toda a gestação.
- Essa é clássica! Desejos alimentares estranhos: Muitas mulheres grávidas desenvolvem desejos alimentares incomuns, como comer alimentos picantes, ácidos, doces ou salgados em combinações estranhas.
- Aversões alimentares: Algumas mulheres grávidas podem sentir aversão a alimentos que antes adoravam, como café, carne ou alimentos picantes.
- A grávida brilha! O aumento do volume de sangue que acontece na gestante pelas alterações hormonais deixa a pele mais brilhante. Porém as alterações hormonais durante a gravidez podem causar manchas na pele, acne, coceira ou estrias.
- Cansaço: A fadiga é comum na gravidez, especialmente no primeiro e terceiro trimestres.
- Mudanças emocionais: As mulheres grávidas podem experimentar mudanças de humor, ansiedade, depressão e outras emoções intensas.
- Super Olfato! Algumas mulheres grávidas podem sentir odores mais intensamente. Estudos supõem que essa é uma adaptação evolutiva para a gestante sentir pequenos níveis de toxinas que podem prejudicar o bebe. Entretanto, ela também pode enjoar de cheiros que ela gostava antes, inclusive do cheiro do marido.
- Aumento do tamanho dos pés: Devido ao aumento do peso e da retenção de líquidos, os pés de algumas mulheres grávidas podem aumentar de tamanho.
- Escurecimento das axilas, aréola e vulva: a melanina (pigmento que da cor a pele) está sendo fortemente produzida pelos hormônios da gravidez. Ela também é responsável pela linha nigra, que é aquela linha escura que aparece na barriga da gestante.
- Você vai ganhar o cabelo dos sonhos: o cabelo da gestante fica mais forte, volumoso e brilhante. As suas unhas também vão ficar mais fortes e crescer rapidamente, assim como os pelos corporais
- O pai da criança também pode sentir os sintomas da gravidez. Chama – se Síndrome de Couvade. Ele pode sentir enjoo matinal, azia, ganho de peso, oscilação de humor. É quase uma gravidez psicológica.
- As contrações uterinas não param depois do nascimento: o útero contrai no pós parto, principalmente durante as mamadas quando é liberada a ocitocina, com o objetivo de diminuir o sangramento em excesso após o nascimento do bebe
- A gestante pode começar a roncar! Não se assuste, isso acontece pelo aumento do volume abdominal e inchaço dos tecidos na gestação. Após o nascimento tudo volta ao normal
- Fetos tem ereção! Ainda dentro do úteroé possível que o feto masculino tenha ereções. O fato já foi confirmado pela medicina como algo fisiológico decorrente de estímulos que ocorrem durante seu desenvolvimento, portanto nada relacionado à sexualidade.
É importante lembrar que essas alterações são normais e fazem parte do processo de gravidez. No entanto, se você estiver preocupada com algum sintoma ou esquisitice que esteja experimentando, fale com seu médico para avaliar se há outras causas subjacentes ou para receber orientações adicionais sobre o tratamento.
Imagem
Imagem de wayhomestudio no Freepik
Imagem de wayhomestudio no Freepik
Imagem de wayhomestudio no Freepik