Diabetes gestacional é uma condição em que uma mulher grávida desenvolve diabetes durante a gravidez. Ela ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usá-la adequadamente. A insulina é um hormônio que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

A diabetes gestacional pode afetar tanto a mãe quanto o feto. As complicações potenciais incluem um risco aumentado de pré-eclâmpsia, parto prematuro, macrossomia fetal (bebê grande demais), hipoglicemia neonatal (baixo nível de açúcar no sangue do bebê após o parto) e um risco aumentado de obesidade e diabetes tipo 2 para a mãe e o bebê no futuro.

 

Por que gestante desenvolve diabete?

Durante a gestação, em especial no último trimestre a mãe passa por algumas adaptações para o desenvolvimento do bebê. Essas adaptações são importantes, porém facilitam o desenvolvimento do diabetes melitus.

Alguns hormônios e peptideos placentarios podem contribuir para a resistência a insulina como o estradiol, HCG, progesterona, leotina, adiponectina, hpl, pGH

 

Por que algumas gestantes tem diabetes melitus gestacional e outras não?

O desenvolvimento de diabetes melitus gestacional depende da dieta que a gestante está mantendo ( da carga glicêmica dessa dieta) e da genética da gestante

 

Eu posso ter uma tendência maior a desenvolver diabetes gestacional dependendo do gênero do meu filho?

Um estudo entitulado “Placental Endocrine Activity: Adaptation and Disruption of Maternal Glucose Metabolism in Pregnancy and the Influence of Fetal Sex” sugere que o risco de uma mãe grávida ter diabetes gestacional durante a gravidez, bem como diabetes tipo 2 mais tarde está ligado com o fato dela estar carregando um filho ou filha.  As mulheres no estudo que carregavam meninos eram mais propensas a ter diabetes na gravidez do que aquelas que carregavam meninas. Entretanto mais estudos precisam ser realizados para concluir que de fato isso ocorre e como ocorre.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas da diabetes gestacional podem incluir aumento da sede, micção frequente, fadiga, ganho excessivo de peso, visão turva e infecções frequentes na bexiga, vagina ou pele. No entanto, algumas mulheres podem não apresentar sintomas.

 

Como saber se tenho diabetes gestacional?

Através do teste oral de tolerância a glicose em gestantes, que provavelmente será solicitado pelo seu obstetra. O teste permite o diagnóstico de diabetes gestacional na mulher, por meio da análise do comportamento da glicemia no organismo após tomar uma grande quantidade de glicose por via oral. Nas grávidas sem diabetes, os níveis de glicose aumentam discretamente.

 

Qual o tratamento?

O tratamento geralmente envolve mudanças na dieta e exercícios físicos regulares para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Em alguns casos, a insulina pode ser necessária para controlar os níveis de açúcar no sangue. O acompanhamento médico regular e o monitoramento cuidadoso dos níveis de açúcar no sangue são importantes para prevenir complicações tanto para a mãe quanto para o bebê.

Imagem
Imagem de pressfoto no Freepik
 

 

 

Deixe um comentário