Como Identificar o Sexo do Bebe no Ultrassom de 12 Semanas
Identificar o sexo do bebê por ultrassom nas primeiras semanas da gravidez, como na 12ª semana, pode ser um desafio, pois as características genitais ainda estão em desenvolvimento e podem não estar visíveis de maneira clara. Geralmente, a identificação do sexo é mais confiável a partir da 18ª semana em diante, quando as genitais já estão mais formadas.
O médico não vai te dizer com 100% de certeza se o bebê é menino ou menina, as vezes ele vai preferir nem dizer nada. Mas vamos lhe ajudar a dar um belo palpite no gênero do seu bebê. Lembre – se, é só um palpite. Não compre o enxoval baseada nesse palpite.
Ao pegar a imagem do seu ultrassom de 12 semanas, observe o falo do bebe. O falo refere-se ao início do desenvolvimento da genitália externa do bebê durante o desenvolvimento embrionário. A partir da décima segunda semana de gestação já se pode ter uma previsão de mais de 90% no sexo do bebê.
Quando o falo está para frente, temos 90% de chances de ser uma menina. E quando o falo está para cima temos 90% de chances de ser um menino.
Observe a imagem abaixo:
No caso de um feto masculino, os testículos começam a secretar hormônios masculinos, como a testosterona, que influenciam o desenvolvimento do falo do feto em um pênis e outras estruturas genitais masculinas. Por outro lado, em um feto feminino, a ausência de altos níveis de hormônios masculinos levará ao desenvolvimento de genitais femininos, como o clitóris e os lábios vaginais.
Caso você queira um resultado precoce e com mais certeza, realize o exame de sexagem fetal. O exame de sexagem fetal é um teste não invasivo que utiliza uma pequena amostra de sangue da mãe para determinar o sexo do bebê durante a gravidez. Com base na análise do DNA fetal presente no sangue materno, esse exame oferece resultados precoces e confiáveis, geralmente a partir das 8 ou 10 semanas de gestação (com mais certeza ainda a partir de 11 semanas). Embora seja uma opção popular para casais que desejam conhecer antecipadamente o sexo do bebê por razões pessoais, é importante lembrar que a sexagem fetal também pode ser útil em situações médicas específicas, como riscos genéticos relacionados ao sexo.
Veja também:
Imagem
Imagem de rawpixel.com no Freepik