Amenizando Cólicas de Bebês sem usar medicamentos, usando pontos de auriculoterapia e acupuntura
Em Medicina Chinesa, os principais órgãos que podem causar a cólica são o baço e o estômago. São dois órgãos cruciais no aproveitamento dos alimentos: o baço extrai a essência do alimento que futuramente vai ser transformado em sangue e energia.
A criança utiliza muito dessa função para crescer e acaba sobrecarregando o baço. Além disso, esses órgãos ainda estão imaturos nos bebezinhos pequenos, o baço e o estômago não tem plena capacidade de digerir os alimentos e por isso, as cólicas são tão frequentes.
Tudo isso é perfeitamente normal e esperado, porém nós temos sim recursos naturais, sem uso de remédios para amenizar as cólicas nos bebês.
São 2 pontinhos, um de acupuntura e outro de auriculoterapia que harmonizam o funcionamento do estômago e do baço:
Pontos E25: fica há 3 dedos (juntos) do lado do umbigo, tanto do lado direito como do lado esquerdo. Meça a partir do centro do umbigo. Cuidado, porque são 3 dedos da criança. Então você pode medir 3 dedinhos juntos da criança, ou colocar a mãozinha dela sobre a sua e fazer uma proporção.
Assim que localizar o ponto você pode massagear 1 vez ao dia, ou pode colocar pastilhas de silício nesse ponto (stiper), ou ainda pressionar os pontos durante 1 a 3 minutos
São 3 dedos juntos a partir do centro umbigo. Lembre – se que são 3 dedos da criança. Você pode medir com seu dedo fazendo uma pinça com o indicador e o polegar, e manter a pinça até colocar ao lado do umbiguinho da criança.
Ponto do Estômago na Orelha: muito bom para diarreia, refluxo e gases. Você pode pressionar com a ponta da sua unha ou colar um cristal/ semente de mostarda no ponto e pressionar durante 3 segundos 3 vezes ao dia durante 5 dias. Depois de 5 dias você vai fazer o mesmo procedimento do outro lado da orelha, e vai revezando as orelhas até que os sintomas diminuam.
Outra sugestão, caso a criança esteja tomando fórmula é trocar por uma que seja de soja. Ela é mais cara, mas costuma dar muito certo! Um alívio para os bebês e os pais que sofrem até mais que os pequenos.