Cercado de mães!

Esse é um lindo texto que meu cunhado escreveu para o dia das mães

 

 

Pensando no Dia das Mães, percebi que as mães estão em todos os lugares. Veja, tem a sua mãe, a mãe da sua esposa, a mãe dos seus filhos, a mãe dos seus sobrinhos, a mãe dos seus primos, a mãe dos seus amigos e por aí vai.

 

De alguma forma temos um liame com todas essas mães. Elas estão em todos os lugares, é um mundo de mães! E por mais estranho que possa parecer, é muito mais de mães do que de pais. Acordo todo dia ao lado da mãe dos meus filhos. Uma mulher incrível, batalhadora, tenaz, bonita, delicada, forte, inteligente, e uma mãe extremamente carinhosa e zelosa com os filhos. Uma supermãe, uma mãe leoa !!

 

Levando os filhos na escola me deparo quase todo dia, – e quase, porque acordar para levar os filhos na escola, ao menos aqui em casa, é muito mais uma coisa de mãe do que de pai – com uma horda de mães loucas, com seus carros em fila dupla, brigando por espaço e vagas para deixar os seus filhotes o mais perto possível dos portões da escola. Verdadeira batalha, vencida sempre pela mãe que deixa sua cria mais perto da entrada!

 

De pronto me lembro da juventude, e da boa relação que travei com a mãe dos meus amigos. Conheci muitas Veras, Beth, Dulce, Irma, Cibele, e tantas outras que os nomes não me vem à memória, mas todas são exemplos de mães fantásticas e de quem sou amigo até hoje e, com certeza, deixaram marcas indeléveis na criação de seus filhotes, meus amigos de todo sempre.

 

Retomando minha jornada, após assistir essa batalha, dirijo para o escritório e no caminho me deparo com aquelas mães se transformando dentro de seus carros, pois após extenuante luta, elas abrem seus quebra-sóis e naqueles espelhinhos mínimos se embelezam passando batom, lápis, rímel, blush e sei lá mais o que for possível para a rotina do dia, e nesse momento esquecem um pouquinho seus superpoderes de mãe para serem, como
sempre, mulheres fantásticas que habitam nosso dia a dia e exercem o que quiserem com muita maestria.

 

Chego no meu escritório, olho para a agenda no computador e vejo a anotação de uma questão da mãe da minha esposa, imediatamente penso na doçura, calma, e atenção dela para com suas filhas e para com seus genros e netos. Taí, mais uma admirável mãe ao meu redor!

 

O ritmo do trabalho aumenta de intensidade, mil e-mails, petições, telefonemas, e naquela conferida rápida nas mensagens de WhatsApp, explode na minha tela uma notificação do grupo da família. Ao abrir vejo mensagens das mães dos meus sobrinhos, minhas irmãs, penso imediatamente nelas e me lembro que elas exerceram a maternidade com enorme carinho para com a sobrinhada. Cada uma com suas características marcantes e
singulares, que certamente os meus sobrinhos podem descrever muito melhor do que eu. Percebo mais quatro mães a minha volta!

 

O dia continua e tenho o prazer de almoçar com uma amiga, logo vejo quantas amigas que também se tornaram mães maravilhosas, de filhos e, por que não, de seus pets. Me vêm à cabeça Monica, Andrea, Carla, Juliana, Adriana, Carolina, Maria Helena, Fernanda, Susanne, e tantas outras, mas novamente vejo tantas mães por perto!

 

Volto do almoço, o ritmo se intensifica uma vez mais, lendo um artigo aqui, outro acolá, vejo o nome comum de uma tia, logo me lembro das mães dos primos, minhas tias, e não consigo tirar da cabeça que o círculo de mães só vai aumentando.

 

O trabalho termina. Extenuado, não vejo a hora de ir para casa. No caminho checo o celular e vejo que as 9h da manhã, a mãe mais importante de todas, a minha – porque afinal todos nós temos a mãe mais importante de todas, a nossa – me ligou e eu não retornei.

 

Me chateio por dois segundos, talvez três, mas rapidamente me lembro que essa mãe, ou melhor, a minha, tem um coração enorme e jamais se chateia pela demora no retorno, está sempre pronta a ouvir, escutar minhas opiniões e dar as dela – com toda a energia que lhe é peculiar – amar, compreender, proteger, dar força nas fraquezas e me frear na euforia, respeitar e, por toda uma vida, sempre educar, tarefa que nunca acaba e pode
ser traduzida por amor, amor incondicional que somente as mães conseguem entender e decifrar.

 

O dia chega ao fim. No conforto da minha cama só uma coisa me vem na cabeça: Estou cercado de mães, estamos cercados de mães, mas a mãe que me cerca, e me fez o que sou, é uma só: a Minha!!! Te amo mãe, espero que seu dia seja especial, e saiba que estou por aqui, para tudo que você precisar.

 

Feliz Dia das Mães a todas às Mães que nos cercam!

 

Paulo Heraldo de Sousa

 

Imagem
Imagem de Freepik

 

cercado de mães

Cercado de Mães

Cercado de mães!Esse é um lindo texto que meu cunhado escreveu para o dia das mães  Pensando no Dia das Mães, percebi que as mães ...

Deixe um comentário