Bateu aquela ansiedade para saber se está grávida, mas é cedo demais para fazer os teste de gravidez? Vamos listar aqui os primeiros sintomas de gravidez, aqueles que fazem a gente desconfiar , mas que não contamos para ninguém… afinal é só uma desconfiança né? A má notícia para as mais ansiosas é: não existem sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação. Você só vai começar a sentir algum sintoma uma a duas semanas após a relação sexual, que é quando o embrião implanta -se no útero. Mas 1 semana após a relação sexual é bem raro surgir algum sintoma.
No meu caso, o primeiro sintoma que senti foi tontura. Estava limpando a casa num domingo quando de repente senti muita tontura e uma ligeira sensação de desmaio. Sabe quando tudo se apaga e volta em seguida? Lembro de deitar no chão e ficar um tempo até que tudo voltasse ao normal. Nessa hora o meu marido já falou: está grávida! Dois dias depois realizei o teste e o positivo surgiu lindamente diante dos meus olhos! Eu mal acreditava no que estava vendo. Os enjoos mesmo surgiram 2 semanas depois. Inclusive estava achando que não ia enjoar, mas foi uma doce ilusão. Enjoei demais até mais ou menos uns 3 meses e meio. Depois passou, e a gestação correu muito bem e saudável até as 40 semanas.
Nos primeiros dias de gravidez os sintomas são muito sutis, e podem facilmente serem confundidos com TPM. Uma vez estava certa que estava grávida. Meus seios estava grandes e doloridos e estava super sensível. Mas era apenas TPM.
Vou listar aqui outros principais sintomas de gravidez que podem surgir no começo. Lembrando que uma gravidez pode ser completamente diferente da outra, ou seja, o que sua amiga sentiu na gravidez dela pode ser diferente do que você vai sentir e se você já engravidou anteriormente, a segunda gestação pode ser completamente diferente da primeira
1 – Pequeno Sangramento Vaginal
Que é a nidação, a implantação do embrião (óvulo fecundado pelo espermatozoide) no útero. Esse sangramento pode até ser confundido com início da mesntruação, mas na verdade é um dos primeiros sintomas da gravidez
2- Alteração no Olfato
O aumento das taxas de progesterona, estrógeno e maior fluxo de sangue para as membranas nasais promovidos pela gravidez aguçam as percepções de cheiro. Esse é um mecanismo de defesa do corpo da mãe para proteger o bebê contra substâncias potencialmente tóxicas ou nocivas.
3- Mudança no Paladar
Esse sintoma é um clássico! Sabe aquela comida completamente esquisita, tipo vontade de comer pepino com sorvete? Você pode subitamente querer provar. Ou simplesmente querer algum alimento que nunca fez parte de sua rotina, que você nem gostava antes. Agora você vai gostar. E depois do parto você não vai querer mais. Eu nunca fui muito fã de pizza (eu sei, estranho!). Mas na gravidez eu pedi algumas vezes. Meu marido adorou! Eu também devorava quase um abacaxi inteiro por dia. Você também poderá sentir um gosto metálico ou amargo na boca. É normal, porque a secreção de ácido clorídrico diminui.
4- Cólicas
Para melhorar, coloque uma bolsinha de água quente ou uma toalha na barriga, ou tome um banho quente.
5- Menstruação atrasada
Outro sintoma clássico! Quando a menstruação atrasar você já pode fazer um teste de gravidez para ter certeza.
5- Dor Mamária e Aumento do Volume dos Seios
Essa já é uma preparação para a amamentação, e é um sintoma que costuma surgir a partir da quinta semana
6 – Prisão de ventre
O sistema digestivo desacelera. Coma bastante fibras, beba bastante água e faça exercícios físico.
7 – Alteração de Humor
Que é um sintoma que inicialmente pode ser confundido com TPM.
8- Enjoo, Náuseas
Esse sintoma (clássico também) está ligado à produção do hormônio beta hCG, o mesmo do teste de gravidez, que é produzido em muita quantidade nesse período.
9- Salivação Excessiva
Esse sintoma costuma surgir a partir da quinta semana e algumas vezes persiste até o final da gravidez.
10- Barriga inchada
Ocorre como preparação do corpo para suportar o crescimento uterino. Também é um sintoma que pode ser confundido com TPM
11- Fadiga e sono
Eu sentia muito sono no início da gravidez, um cansaço desproporcional. Mas eu também gostava de dormir para não ter que lidar com os enjoos que eram muito fortes. O duro é trabalhar nesse período.
12- Vontade frequente de urinar
Esse sintoma eu só fui sentir mais no meio da gestação, mas pode ocorrer desde a sexta semana
13 – Aumento dos gases intestinais
Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez.
14 – Tontura
Esse sintoma, como já mencionei foi o primeiro que senti, e é um clássico dos filmes!
15 – Dor de cabeça
Pode ser um dos sintomas da gravidez nos primeiros dias, à medida que os níveis de estrogênio aumenta. O relaxamento dos vasos sanguíneos e alterações do fluxo sanguíneo cerebral pode ser uma explicação do porque acontece a dor de cabeça ocorre.
16 – Corrimento vaginal
Algumas gestantes notam o corrimento desde o começo da gravidez, mas o mais comum é o corrimento tornar-se mais intenso no segundo trimestre de gravidez.
17 – Cravos e espinhas
Não é tão comum, mas pode ocorrer a partir da décima semana
Crédito Imagens
<a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-gravida-no-inicio-da-gravidez-com-as-maos-na-barriga-sentada-no-sofa-em-casa_2584064.htm#query=gestante%20inicio&position=2&from_view=search&track=sph”>Imagem de freepic.diller</a> no Freepik
<a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-jovem-passe-segurar-teste-gravidez_3396968.htm#query=teste%20gravidez&position=4&from_view=search&track=sph”>Imagem de jcomp</a> no Freepik