Vitamina C e Ansiedade
Quando pensamos em vitamina C sempre lembramos de imunidade, não é mesmo? A vitamina C (ou ácido ascórbico) é uma das vitaminas mais conhecidas, um potente antioxidante que combate o estresse oxidativo.
Estudos têm sugerido que o estresse oxidativo pode desencadear distúrbios neuropsicológicos. Os antioxidantes podem desempenhar um importante papel terapêutico no combate aos danos causados pelo estresse oxidativo em indivíduos que sofrem de ansiedade. Nesse contexto, foi levantada a hipótese de que a suplementação oral de vitamina C reduziria a ansiedade.
Existem algumas pesquisas que sugerem que a vitamina C pode ajudar a reduzir a ansiedade. A vitamina C é um antioxidante e desempenha um papel importante na saúde geral do corpo, incluindo o sistema nervoso.
Um estudo publicado em 2015 no Journal of the American College of Nutrition descobriu que a suplementação com vitamina C pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) em resposta ao estresse físico e psicológico em pessoas saudáveis. Outro estudo publicado em 2018 no Nutrients mostrou que a suplementação com vitamina C pode melhorar os sintomas de ansiedade em pacientes com diabetes tipo 2.
No entanto, é importante lembrar que a vitamina C não é uma cura para a ansiedade e deve ser considerada apenas como parte de um plano de tratamento abrangente, que pode incluir mudanças na dieta, exercícios, acupuntura, terapia e/ou medicação prescrita por um profissional de saúde. Além disso, sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer suplementação.
A vitamina C aumentou o nível de atenção e a absorção do trabalho
Pesquisas vem mostrando cada vez mais que associar a vitamina C com os antidepressivos mais comuns no mercado – fluoxetina, imipramina e bupropiona , potencializa o efeito dos medicamentos, sendo possível até mesmo diminuir o uso desses medicamentos.
O estudo ainda mostrou que, mesmo diminuindo as doses dos antidepressivos para um nível menor do que o indicado, a associação com a vitamina C ainda foi capaz de reduzir os efeitos da doença em animais.
Referencia: Vitamin C supplementation promotes mental vitality in healthy young adults: results from a cross-sectional analysis and a randomized, double-blind, placebo-controlled trial
A Vitamina C e Ansiedade de Estudantes Pré- Vestibular
Foi realizado um estudo (Effects of Oral Vitamin C Supplementation on Anxiety in Students: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Trial) realizado com 42 estudantes do ensino médio, onde foi administrado 500mg de vitamina C ou placebo. As concentrações plasmáticas de vitamina C e pressão arterial foram medidas antes da intervenção e um dia após a intervenção.
Os níveis de ansiedade foram avaliados para cada aluno antes e após 14 dias de suplementação. Os resultados mostraram que a vitamina C reduziu os níveis de ansiedade e levou a uma maior concentração plasmática de vitamina C em comparação com o placebo.
As frequências cardíacas médias também foram significativamente diferentes entre o grupo de vitamina C e o grupo de controle placebo. Os resultados do presente estudo não apenas fornecem evidências de que a vitamina C desempenha um importante papel terapêutico para a ansiedade, mas também apontam um possível uso de antioxidantes na prevenção ou redução da ansiedade. Isso sugere que uma dieta rica em vitamina C pode ser um complemento eficaz no tratamento médico e psicológico da ansiedade e melhorar o desempenho acadêmico.
Vitamina C – será que é só na laranja?
Geralmente associamos a vitamina C a laranja, mas sabia que o kiwi tem quase o dobro de vitamina C que a laranja? E os estudos já mostram que o consumo diário de dois kiwis dourados pode melhorar o bem-estar psicológico em populações adultas. (The Role of Kiwifruit in Supporting Psychological Well-Being: A Rapid Review of the Literature)
imagem
Imagem de lookstudio no Freepik