Florais de Bach: auxílio na redução do estresse entre os professores

Um estudo recentemente divulgado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) indica que as essências florais ajudam os educadores a lidarem de forma mais eficaz com as demandas estressantes da profissão.

Entendendo essa realidade, a Professora Doutora Rogelia Herculano Pinto investigou como os Florais de Bach poderiam oferecer auxílio a esses profissionais. O estudo resultou em sua tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), intitulada “Efeito da Terapia Floral no Estresse Docente: Ensaio Clínico Randomizado”. A seguir, ela compartilha os fundamentos e as descobertas de sua pesquisa, conduzida em um município próximo ao Recife.

O que a motivou a explorar a relação entre a Terapia Floral e o estresse docente?

Sendo professora na rede pública de ensino e vindo de uma linhagem de professoras na família, sempre fui testemunha do constante estresse enfrentado por essa classe trabalhadora. Ao realizar um curso de terapia floral, percebi o quão essencial era o cuidado floral para lidar com o estresse ao conciliar ser mãe, professora e aluna de doutorado. Essa experiência me levou a investigar o estresse docente e a carência de cuidado e atenção direcionados a essa profissão. Foi a minha maneira de retribuir a dedicação e o cuidado que recebi, tanto dos professores quanto das minhas antecessoras.

Quais são os principais fatores que contribuem para o estresse no cotidiano dos educadores brasileiros?

No cenário atual, sem dúvida, a pandemia se destaca como um fator significativo. A transição repentina do ensino presencial para o online, especialmente impulsionada pelo modelo produtivista imposto à educação, tem sido desafiadora. Além disso, professores enfrentam outros estressores, como baixos salários, a necessidade de trabalhar em mais de um emprego para sustentar-se, e a convivência com a violência nas escolas, especialmente em regiões mais carentes.

Qual é a reclamação predominante entre os professores da rede básica de ensino, conforme avaliado em sua pesquisa?

Muitos professores expressam frustração por não poderem se dedicar exclusivamente a uma única escola e pelas condições em que seus alunos vivem. Por exemplo, uma professora que acompanhei se sentia culpada pelo falecimento de um de seus alunos devido a pneumonia, e ela se cobrava por não tê-lo levado ao hospital. Contrariando a expectativa de que os professores mais frequentemente reclamariam sobre salários e más condições nas escolas públicas, eles frequentemente se preocupam com a falta de perspectiva para o futuro dos jovens, não por causa dos alunos em si, mas devido à escassez de oportunidades.

Pode descrever a metodologia usada em sua pesquisa?

Minha pesquisa foi conduzida como um ensaio clínico controlado, randomizado, duplo-cego, com um delineamento prospectivo. Coletamos dados usando um questionário validado com base na teoria de Betty Neuman, que aborda estressores intra, inter e extrapessoais. Além disso, utilizamos três instrumentos: um de perspectiva (PSS-14), outro para avaliação da prevalência de sinais e sintomas (LSS) e um terceiro para análise de aspectos bioeletrográficos (FAAB). A amostra consistiu de 27 professores da rede básica de ensino com níveis médio e alto de estresse, divididos em dois grupos: um grupo de intervenção (GI) que recebeu terapia floral, e um grupo de controle (GP) que recebeu um placebo.

Quais essências florais foram empregadas em seu estudo e como você escolheu essas essências?

Não utilizamos um conjunto fixo de essências florais. Em vez disso, seguimos as orientações do Dr. Edward Bach e identificamos a causa subjacente do estresse de cada professor, prescrevendo uma essência floral correspondente a essa causa específica. Cada encontro foi único, e cada professor recebeu um buquê de essências adaptado à sua situação.

Qual foi a duração, a frequência e a dosagem da terapia floral no estudo?

O estudo abrangeu um período de três meses, mas o cuidado com os professores continuou até que atingissem melhorias significativas. Eles foram orientados a tomar quatro gotas de essência floral, quatro vezes ao dia, por um período de 21 dias. Após esse período, a situação era reavaliada.

De que maneira as essências florais auxiliaram os professores a enfrentar melhor o estresse?

As essências florais desempenharam um papel crucial em vários aspectos. Em primeiro lugar, elas facilitaram a sintonia do professor com suas emoções e sentimentos reais. Em seguida, as emoções negativas gradualmente se transformavam em estados emocionais mais positivos, possibilitando uma tomada de decisão mais equilibrada e assertiva. Essas mudanças contribuíram para uma redução dos níveis de estresse.

Quais sintomas demonstraram melhora significativa?

Embora os dados ainda não tenham sido analisados estatisticamente, observou-se melhoria em sintomas como irritabilidade, tensão muscular, qualidade do sono, medo e problemas estomacais

 

Acesse o estudo em: https://healing.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Efeito-da-TF-no-estresse-docente.pdf

 

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Floral de Bach – Pesquisa

 

Imagem Florais de Bach: auxílio na redução do estresse entre os professores

Imagem de Freepik

 

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