Existe um estudo muito famoso que ficou conhecido como Protocolo de Paulus. O estudo de Paulus foi um dos primeiros a relatar um aumento das taxas de gravidez clínica quando um protocolo de acupuntura foi realizado imediatamente antes e após a transferência de embriões em pacientes submetidas à fertilização in vitro.

Qual foi a pesquisa?

A pesquisa envolveu 160 mulheres que foram divididas em 2 grupos, o grupo controle e o grupo que recebeu o tratamento, sendo 80 mulheres em cada grupo. Os resultados foram estatisticamente significativos (ou seja não podem ter sido causados ​​por acaso) e mostraram que as taxas de implantação podem ser aumentadas em até 60% com a acupuntura.

Estudos Adicionais

Desde 2002, existem vários outros projetos de pesquisa que exploraram o uso do protocolo de Paulus. A maioria eram tentativas de explorar se era possível melhorar ainda mais as taxas de implantação e observar os benefícios da acupuntura em outros aspectos da fertilidade e gravidez. Alguns dos mais relevantes são:

Quintero et al (2004) usaram os princípios semelhantes a Paulus, mas escolheram pontos diferentes e 48 horas depois da implantação. O estudo mostrou que uma quantidade significativamente menor de gonadotrofinas foram usadas quando a fertilização in vitro é combinada com a acupuntura. Uma taxa de gravidez de 70% também foi alcançada com acupuntura e fertilização in vitro.

Westergaard et al (2006) tentaram ver se mais sessões de acupuntura na época da implantação aumentariam ainda mais as taxas de gravidez. Eles fizeram isso usando acupuntura novamente 2 dias após a implantação. Eles obtiveram resultados semelhantes, mas que não adicionava nenhum benefício adicional.

Magarelli P. e Cridennda D. (2005) estudaram os efeitos do protocolo Paulus nas taxas de nascidos vivos e relataram que as taxas de aborto espontâneo caíram quase pela metade quando o protocolo foi usado 24 horas antes da transferência de embriões.

É importante ressaltar que esse é um protocolo de duas sessões, mas já ir realizando suas sessões com bastante antecedência a transferência de embriões aumentam muito mais as chances se sucesso, como por exemplo para aumentar a espessura do endométrio.

A espessura endometrial e sua morfologia colaboram para o sucesso da implantação dos embriões nos ciclos de FIV. Um dos principais responsáveis pela manutenção das características do endométrio é o fluxo sanguíneo da artéria uterina (Teshima, 2011). Teoricamente, quanto maior o fluxo sanguíneo para o útero, melhor a espessura e a morfologia endometrial e maior a chance de implantação dos embriões (Sher, Fisch, 2000)

A acupuntura aumenta o fluxo de sangue na região do útero e dos ovários, melhora a qualidade dos folículos e a receptividade do endométrio na fase de transferência do embrião; promove a regulação de hormônios do ciclo menstrual, diminui os efeitos colaterais das medicações utilizadas nos tratamentos de reprodução assistida, tais como irritabilidade, aumento de peso, inchaço, dor de cabeça, e reduz o estresse e a ansiedade

 

Imagem de jcomp no Freepik

Deixe um comentário