O que é Puerpério?
O puerpério refere-se ao período após o parto durante o qual o corpo da mulher passa por várias mudanças físicas e emocionais enquanto se recupera da gravidez e do parto. É uma fase importante de adaptação para a mãe e o bebê, pois o corpo da mulher começa a retornar ao seu estado pré-gravidez e ela passa a lidar com as demandas da maternidade.
Quando meu filho nasceu, foi uma alegria imensa. Toda a expectativa de ver o rosto do meu filhinho, sentir ele nos meus braços foi sanada naquele momento. Uma emoção gigante. O primeiro chorinho, a primeira mamada… Com certeza uma memória que vou carregar na minha alma e no meu coração eternamente. Mas nem diante de tanta alegria posso dizer que o meu puerpério foi dos mais tranquilos… longe disso!
Primeiro porque eu sentia bastante dor. Meu parto foi cesáreo, e eu senti dores muito fortes por pelo menos 1 semana após o parto. Junte a isso a queda abrupta de hormônios + as rachaduras no peito do início da amamentação + a ausência de sono + no meu caso, uma pessoa trabalhando ( porque trabalho por conta própria) + toda a mudança de vida que um bebezinho traz e terás uma mulher completamente chorona, e o pior, se sentindo culpada por estar se sentindo assim.
E a falta de sono, não era nem porque meu filho não me deixava dormir. Ele era um anjinho quando nasceu, ele dormia bastante. Mas meu estresse era tanto, que eu não conseguia dormir quando ele dormia também. Fiquei 5 dias sem dormir, e acredito que você possa imaginar o estado de uma pessoa que não dorme há 5 dias.
E a culpa meu Deus, por que sentir culpa não é mesmo? Vivemos uma avalanche de acontecimentos, mudanças, dores, privação de sono e mesmo assim sentimos culpa por não estar dando conta de tudo.
A Medicina Tradicional Chinesa tem uma explicação para esse período tão específico da vida da mulher. A perda de sangue que ocorre no parto (principalmente em partos cesareanos) induzem a um estado de deficiência de sangue. Para a Medicina Chinesa, é o sangue a substância que ancora a mente. Isso porque a mente é sutil e imaterial, então ela precisa de um fundamento material para ficar abrigada e poder florescer. Quando o sangue está deficiente, a mente não tem fundamento, e por essa razão a mulher pode sofrer de tristeza, insônia, ansiedade, memória fraca, pensamentos confusos, tendência a sobressaltar-se.
Inclusive a Medicina Tradicional Chinesa sustenta que a principal causa de depressão pós parto é a perda de sangue durante o parto, principalmente se a mulher sofrer hemorragia.
Também é o sangue que umidifica pele e cabelos, assegurando que não fiquem secos, e se mantenham bonitos, que é outro ponto que preocupa bastante no puerpério.
Olha quanta coisa a mulher passa nesse período! É surreal! Mas para variar nós nos achamos super heroínas capazes de dar conta de tudo! E de fato, a gente até consegue dar conta de tudo! Mas as custas de muita luta, muito sofrimento, muita exaustão. E será que precisa mesmo ser assim?
Entao vamos combinar umas coisinhas?
- Aceite ajuda! Não pense que você dará conta de tudo. Sua mae/irmã/sogra/tia/amiga/marido ofereceu ajuda? Aceita! Rede de apoio é essencial nesse período. Até porque quanto mais você conseguir descansar, mais rápido você se recupera e mais leite você produz. Consegue pagar alguém para ajudar? Paga! Nem que seja alguém só para limpar a casa ou cozinhar enquanto você usa o seu tempo livre exclusivamente para descansar e não se preocupar com afazeres domésticos
- E por falar em cozinhar, é bom se preparar com antecedência e deixar umas comidinhas saudáveis no freezer para esse período inicial. Facilita a vida não ter que pensar em comida
- Se conseguir faça sessões de acupuntura para se recuperar mais rápido. Fará muito bem para seu psicológico, será um precioso tempo de relaxamento e ainda poderão ser estimulados pontos para melhorar a sua quantidade de leite. Floral de bach também é muito bem vindo nesse período
- Beba muita, mas muita água! Além de melhorar a sua hidratação, melhorar a quantidade de leite, ainda ajuda a voltar a forma mais rápido.
Na minha opinião o puerpério não dura de 6 a 8 semanas como muitos dizem por ai. Eu posso dizer que o meu puerpério durou uns 6 meses. Porque antes desse período eu não me sentia forte, tanto do ponto de vista de saúde, de me sentir fraca mesmo, tanto do ponto de vista psicológico – até porque não tem psicológico que aguente tamanha exaustão. Porém tudo isso foi melhorando gradativamente ao longo desses meses. E ai sim, fui ficando mais forte, meu corpo foi retornando ao normal, fui me habituando com a nova rotina com o bebe, e tudo foi se tornando mais fácil.
Temos um floral de Bach formulado especialmente para esse momento. Ele ajuda a se sentir mais confiante, em possíveis traumas do parto, na exaustão mental, pensamentos negativos e na adaptação a esse período novo, desafiador e ao mesmo tempo lindo. Clique aqui para visualizar o floral de Bach na loja
Com 1 ano ele foi para escolinha, e esse foi outro marco importante. Nesse momento pude retornar integralmente ao trabalho e a minha vida, que se tornou muito mais plena e feliz com a presença do meu filho. Ele é simplesmente o motivo de tudo, o amor da minha vida. E digo mais, ele me torna uma pessoa melhor a cada dia. Então se a pergunta era se valeu a pena? Valeu cada segundo!
E viva as mulheres!
creditos
Imagem de rawpixel.com no Freepik